Os Homens são como os Aviões


O Homem, até os 19 anos:     Avião de Papel.
Faz apenas vôos rápidos, de curto alcance e duração.

O Homem, Dos 20 aos 29:     Caça Militar
Sempre a postos, 7 dias por semana. Ataca qualquer objectivo. Capaz de
executar várias missões, mesmo quando separadas por curtos intervalos de
tempo.

Dos 30 aos 39:    Avião Comercial de vôos internacionais
Opera em horário regular. Destinos de alto nível. Vôos longos, com raros
sobressaltos. A clientela chega com grande expectativa e, no final, sai
cansada mas satisfeita.

Dos 40 aos 49:    Avião Comercial de vôos regionais
Mantém horários regulares. Destinos bastante conhecidos e rotineiros. Nem
sempre descola no horário previsto o  que provoca mudanças e adaptações que
irritam a clientela.

Dos 50 aos 59:    Avião de Carga.
Preparação intensa e muito trabalho antes da descolagem. Uma vez no ar,
manobra lentamente e proporciona menor conforto durante a viagem. A
clientela é composta maioritariamente por "encomendas" já muito viajadas mas
ainda sequiosas de ocasionalmente voarem.

Dos 60 aos 69:    Asa Delta.
Exige excelentes condições externas para levantar vôo. Dá um trabalho enorme
para descolar e, depois, evita manobras bruscas para não aterrar antes da
hora. Após a aterragem, desmonta e guarda o equipamento.

Dos 70 aos 79:    Planador.
Só voa eventualmente e com o auxílio de reboque. Repertório de manobras
extremamente limitado. Uma vez no chão, precisa de ajuda até para voltar ao
hangar.

Após os 80:       Modelo em escala.
Só serve para enfeite.